AMAVALES PROMOVE EVENTO DE COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
No dia 22 de março de 2016 a AMAVALES – Associação de Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista e a empresa Pirâmide Extração e Comércio de Areia Ltda. realizaram em conjunto à Escola Estadual “Hiroshi Sakano” do bairro rural Jurumirim em Registro-SP, um evento de comemoração do Dia Mundial da Água. O evento ocorreu no âmbito da agenda da 13ª Semana da Água promovida pelo CBH-RB Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul.
A proposta do evento associada ao Projeto de Meio Ambiente coordenado pelo Prof. Tarcísio Célio da Costa, envolveu a comunidade escolar para as questões ambientais de conservação do Rio Ribeira de Iguape e sua icitiofauna (fauna aquática). Nas semanas antecessoras ao dia do evento, os alunos fizeram estudos de campo através de visitas a diversos locais que necessitam de atenção na questão ambiental no bairro Jurumirim. Posteriormente no ambiente escolar os alunos elaboraram redações referentes ao tema de “Meio Ambiente e Água”, e confeccionaram os ambientes temáticos para o dia do evento.
A programação do evento de comemoração do Dia Mundial da Água contou com a presença ilustre do Prof°. da UNESP e Dr. em Ciências da Engenharia Ambiental Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, responsável pelo Programa de Monitoramento Ambiental do Rio Ribeira: Diagnóstico da Qualidade da Água. O Prof°. Rinaldo fez uma apresentação à comunidade sobre os importantes dados coletados em seu estudo de monitoramento do rio. Segundo os estudos, o rio está com boa de qualidade de água, sua icitiofauna está bem preservada e a existência da mineração de areia contribui para as condições favoráveis à reprodução dos peixes.
No ato seguinte do evento, todos os alunos da escola foram premiados com uma visita à mineração de areia, aproveitando para orientar e valorizar o empenho nas atividades ambientais na comunidade. Antes de iniciar a visita, os alunos receberam orientações de segurança pelo Técnico de Segurança do Trabalho Samuel da Silva Oliveira. Dentro da mineração de areia o Biólogo Ricardo Cordeiro de Paula apresentou aos alunos as ações desenvolvidas pela AMAVALES no âmbito ambiental (recuperação da mata ciliar, trilha ecológica, reuso da água, plantio de mudas nativas) e o Gestor Ambiental Cleiton Ramos apresentou os procedimentos para extração e beneficiamento da areia na mineração, uso do bem mineral e o que é uma mineração de areia. Ao final dessa atividade, os alunos foram convidados a plantar mudas nativas da Mata Atlântica na área de mata ciliar do Rio Ribeira de Iguape junto à mineração de areia. Com o retorno à escola, num momento de confraternização, foi servido o lanche a todos os participantes do evento.