Notícias

AMAVALES PROMOVE EVENTO DE COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No dia 22 de março de 2016 a AMAVALES – Associação de Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista e a empresa Pirâmide Extração e Comércio de Areia Ltda. realizaram em conjunto à Escola Estadual “Hiroshi Sakano” do bairro rural Jurumirim em Registro-SP, um evento de comemoração do Dia Mundial da Água. O evento ocorreu no âmbito da agenda da 13ª Semana da Água promovida pelo CBH-RB Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul.

A proposta do evento associada ao Projeto de Meio Ambiente coordenado pelo Prof. Tarcísio Célio da Costa, envolveu a comunidade escolar para as questões ambientais de conservação do Rio Ribeira de Iguape e sua icitiofauna (fauna aquática). Nas semanas antecessoras ao dia do evento, os alunos fizeram estudos de campo através de visitas a diversos locais que necessitam de atenção na questão ambiental no bairro Jurumirim. Posteriormente no ambiente escolar os alunos elaboraram redações referentes ao tema de “Meio Ambiente e Água”, e confeccionaram os ambientes temáticos para o dia do evento.

A programação do evento de comemoração do Dia Mundial da Água contou com a presença ilustre do Prof°. da UNESP e Dr. em Ciências da Engenharia Ambiental Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, responsável pelo Programa de Monitoramento Ambiental do Rio Ribeira: Diagnóstico da Qualidade da Água. O Prof°. Rinaldo fez uma apresentação à comunidade sobre os importantes dados coletados em seu estudo de monitoramento do rio. Segundo os estudos, o rio está com boa de qualidade de água, sua icitiofauna está bem preservada e a existência da mineração de areia contribui para as condições favoráveis à reprodução dos peixes.

No ato seguinte do evento, todos os alunos da escola foram premiados com uma visita à mineração de areia, aproveitando para orientar e valorizar o empenho nas atividades ambientais na comunidade. Antes de iniciar a visita, os alunos receberam orientações de segurança pelo Técnico de Segurança do Trabalho Samuel da Silva Oliveira. Dentro da mineração de areia o Biólogo Ricardo Cordeiro de Paula apresentou aos alunos as ações desenvolvidas pela AMAVALES no âmbito ambiental (recuperação da mata ciliar, trilha ecológica, reuso da água, plantio de mudas nativas) e o Gestor Ambiental Cleiton Ramos apresentou os procedimentos para extração e beneficiamento da areia na mineração, uso do bem mineral e o que é uma mineração de areia. Ao final dessa atividade, os alunos foram convidados a plantar mudas nativas da Mata Atlântica na área de mata ciliar do Rio Ribeira de Iguape junto à mineração de areia. Com o retorno à escola, num momento de confraternização, foi servido o lanche a todos os participantes do evento.

Recomendados

Mudam as regras para licenciamento ambiental da atividade minerária no Estado de São Paulo.

Comitê da bacia do Ribeira entrega atualização dos mapeamentos das áreas de riscos através de projeto da Amavales.