AMAVALES apresenta a Visão e Demandas do Setor Empresarial no Fórum de Mineração
Revitalizar a imagem da mineração e potencializar ações de responsabilidade ambiental foram assuntos para debates e sugestões
por Luana Oliveira
Foto: Luana Oliveira
No dia 04 de março a Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira – AMAVALES – foi convidada pelo Coordenador de Petróleo, Gás e Mineração, José Carlos Garcia Ferreira, para apresentar no Fórum de Mineração a Visão e Demandas do Setor Empresarial no Vale do Ribeira.
O geólogo, Pablo de Andrés Fernandez, apresentou as riquezas minerais e diversidade geológica da região, que pode constituir em grande reserva estratégica de bens minerais. Comentou sobre a importância da empresa em desassorear o rio sem custo para a sociedade, ajudando na diminuição das enchentes locais. Comparou com a cidade de São Paulo que tem um custo elevado com o desassoreamento do Rio Tietê.
Pablo ressaltou a importância e respeito com meio ambiente com as ações que a empresa efetua na área social, nos projetos de pesquisa em parceria com instituições, na área de educação ambiental com escolas estaduais, privadas e municipais, ETECs, Universidades e órgãos públicos. Além da geração de empregos que a mineração proporciona e a necessidade de formação de mão-de-obra qualificada na região, técnicos de mineração, operação de barcos, mecânicos, entre outros.
“A mineração é considerada atividade de interesse social ou utilidade pública, mas efetivamente isso não se reflete nas políticas públicas. A minha sugestão é o entrosamento e a comunicação com os órgãos licenciadores e simplificação do licenciamento para áreas pequenas e de atividades de baixo impacto”, concluiu Pablo.