AMAVALES apresenta APL de Base Mineral da Região do Vale do Ribeira
por Luana Oliveira
Foto: Divulgação AMAVALES
Entre os dias 18 a 20 de novembro, ocorreu na sede da ASPACER - Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento, o XVI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e XIII Encontro do Comitê Temático Rede APL Mineral em Santa Gertrudes – SP. O tema do evento foi “Desafios Inovativos para o Desenvolvimento Sustentável dos APL de Base Mineral.” O evento contou com autoridades, diversos empresários do setor, representantes de órgãos públicos e sindicatos.
A Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista – AMAVALES foi convidada para participar do evento e apresentou o tema “A Mineração de Areia no Vale do Ribeira – SP: Ações de responsabilidade social e ambiental. O biólogo Ricardo Cordeiro de Paula, representante da entidade, detalhou o assunto em sua apresentação, contando um pouco sobre a região do Vale do Ribeira, os trabalhos desenvolvidos pela empresa, ações e responsabilidades socioambientais.
A AMAVALES desenvolve diversos projetos em parceria com a sociedade e tem um amplo histórico de trabalho voltado a ações ambientais. A palestra foi a oportunidade de relatar esses trabalhos e mostrar que a mineração nessa região tem responsabilidade socioambiental e é importante para a sociedade local e regional. “Foi um evento de âmbito nacional e para representar as atividades desenvolvidas pela mineração. Trabalhos em parceria, pesquisas e participação da sociedade. ”, ressaltou Ricardo.Clique aqui e conheça a apresentação.
Para o coordenador de petróleo, gás e mineração, José Carlos Garcia Ferreira, o evento mostrou que as empresas do setor e entidades do governo podem identificar oportunidades de investimentos e ações complementares para o fortalecimento da atividade mineral, implementando um sistema de governança local e compartilhado.
O diretor executivo da Aspacer, Almir Guilherme, destacou que a territorialidade dos APLs de base mineral traz desafios importantes para a sustentabilidade, entre os quais, o aproveitamento racional dos recursos minerais em harmonia com outras formas de uso, ocupação do solo e a preservação ambiental, assim como a responsabilidade social com relação às comunidades aos entornos dos empreendimentos.
Saiba Mais:
- APL - Arranjos Produtivos Locais
- O Projeto Viva Ribeira foi apresentado pelo biólogo Ricardo. Uma representação de atividades e integração da indústria mineral com a comunidade. Servindo de exemplo para outras atividades de extração mineral.
- Durante o evento foi apresentado o trabalho em parceria da mineração com os órgãos públicos, com o objetivo de aproximar e melhorar a comunicação entre as partes.
- O objetivo do evento foi fortalecer o setor minerário e todos os elos da cadeia produtiva, com o propósito de alavancar o desenvolvimento sustentável do APL.